Super Vicki

ESTAMOS EM PROCESSO DE MUDANÇA PARA NOVO ENDEREÇO:

http://espanador80.xpg.uol.com.br

NOVO E-MAIL:

espanardor80@gmail.com

 


Para melhor visualização deste site, faça o seguinte: na área de trabalho, aperte o botão direito do mouse e clique em PROPRIEDADES para acessar a parte de PROPRIEDADES DE VÍDEO; em seguida clique em CONFIGURAÇÕES onde você encontrará embaixo a opção RESOLUÇÃO DA TELA onde você colocará para MAIS (1024 por 768 pixels). Na barra de ferramentas do Internet Explorer, clique em EXIBIR. Vá em TAMANHO DO TEXTO e clique em MÉDIO.

Última modificação: 19 janeiro, 2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

POLÊMICA 2

 

 

VICKI: O PESADELO DAS FEMINISTAS

 

 

O seriado Super Vicki (Small Wander) comprou, sem querer, uma forte briga pois irritou um grupo poderoso: o das feministas. As feministas ficaram irritadas devido ao comportamento de Vicki, vendo-a como o modelo “princesinha do papai”. Bonita, servil e eternamente criança, elas mandavam cartas para a emissora desprezando a menina robô com frases de ordem do tipo “Melhor ser condenada do que ser delicada!”. Vicki foi desprezada por adolescentes de vinte e poucos anos, mas não por anunciantes. Na segunda temporada, a andróide continuou com o mesmo comportamento de submissão, mas, para acalmar um pouco o ânimo das feministas, foi criada a andróide moderna nada submissa, Vanessa, "irmã gêmea" com um temperamento totalmente oposto ao de Vicki.

Uma ironia presente no público feminino era que o espetáculo manteve uma média de aceitação alta entre as mulheres mais velhas, principalmente mães. Pelas cartas, soube-se que várias mães, tias e avós imaginavam suas crianças gentis como Vicki e usando vestidinhos rendilhados que nem os dela ao invés de usarem "desprezíveis" camisas de moletom e tênis Reeboks.

Enquanto o conceito de mulher agressiva, nada submissa, e filhos levados virou um ícone nos dias de hoje, a imagem de uma menina quieta que transmite um charme antigo da época em que as mulheres eram mais delicadas, corteses e amáveis mexeu com os espectadores. Até mesmo os meninos de hoje de qualquer faixa etária tendem a preferir as meninas mais delicadas, e a Vicki personificava esse modelo de garota cada vez mais raro. Por isso a menina andróide era tão popular entre os espectadores masculinos de todas as faixas etárias, principalmente os pais. Isso irritou demasiadamente as feministas que enxergaram essa atração por Vicki uma reafirmação de valores chauvinistas arcaicos.

Mas o que provavelmente mais alimentou a ira deste pequeno grupo insatisfeito é o fato de que, apesar de todo o protesto, o espetáculo continuava dando grande audiência. Cidadãos mais velhos, insatisfeitos com o comportamento das crianças modernas, recordaram em Vicki uma imagem romântica vinda de épocas antigas (como nos anos 40 e 50) antes da era hippie, onde as crianças eram tão quietas, doces e prestativas quanto à criança robô da série.

Homens realmente costumam desejar que todas as meninas e mulheres sejam boas e dóceis como Vicki, e muitas pessoas, tanto homens quanto mulheres, manifestaram a vontade de ter uma em casa. Isso demonstra que, apesar de todas as mudanças ocorridas na estrutura familiar, até hoje o conceito de Família Dó-Ré-Mi* ainda persiste.

*Família Dó-Ré-Mi: seriado americano da década de 70 que mostra a vida de uma família considerada perfeita, onde tanto os filhos quanto os pais são amáveis e prestativos.     

 

 

 

ESTAMOS EM PROCESSO DE MUDANÇA PARA NOVO ENDEREÇO:

http://espanador80.xpg.uol.com.br

NOVO E-MAIL:

espanardor80@gmail.com

 

 

Acesse também: